Logo

iArtigos - Visualizando artigo

Imposto de Renda Pessoa Física 2019


 

       Todo início de ano, milhares de brasileiros perdem horas de sono por conta da Declaração Anual do Imposto de Renda, uma obrigação que atinge boa parcela da população. São contas, formulários, prazos e deduções que tomam tempo e que mudam constantemente. As crises econômicas que afetaram o país nos últimos tempos, levaram a uma grande flutuação no número de pessoas que precisam fazer a declaração do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física.

      Muitos perderam seus empregos com bons rendimentos e passaram para o mercado informal, deixando de ser obrigados a pagar o imposto, enquanto outra parcela da população ingressou no mercado formal de trabalho, tornando-se um contribuinte em potencial.

      Anualmente, diversas mudanças ocorrem nos formulários e nas regras da declaração. O que é facultativo em um ano, passa a obrigatório no ano seguinte, e assim por diante. Em suma, qualquer contribuinte do Imposto de Renda tem muito mais dúvidas do que certezas. E neste contexto entra uma figura essencial nessa época do ano, o contador.

 

Quais as vantagens de usar um contador para fazer a Declaração do IR

 

      O contador é o profissional especializado em uma série de atividades empresariais e também na orientação, análise e confecção da Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas. Por lidar diariamente com as questões fiscais e estar atualizado junto à legislação vigente, esse profissional é extremamente importante na hora de acertar as contas com o Leão.

     Veremos agora algumas vantagens de usar um contador para fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física:

1.     Tirar as dúvidas do contribuinte – vimos que as regras, tabelas e outros detalhes referentes à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física mudam de um ano para outro, e embora o processo atualmente seja feito todo pelo site da Receita Federal, são muitos os manuais e as exceções às regras. Desta forma, ter o auxílio de um contador irá fazer com que todas as dúvidas sejam resolvidas. As fontes de renda, compra e vendas de bens, heranças e outros itens na vida financeira do contribuinte também precisam ser analisados ano após ano, e nada melhor do que um especialista na área tributária para que se possam fazer as adequações necessárias, tanto para deduções quanto para a declaração de cada um dos itens.

 

2.     Segurança – por se tratar de algo complexo e minucioso, muitas vezes o contribuinte acaba esquecendo ou negligenciando algum dado importante, que irá interferir diretamente na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Diante desse quadro, é comum que muitos contribuintes acabam caindo na temida “malha fina” da Receita Federal por conta de um detalhe ou uma omissão. Quando a Declaração é feita com o acompanhamento e a assessoria de um contador, os riscos são praticamente eliminados, e com isso, todo o processo se torna mais seguro e confiável.

 

3.     Agilidade – entender os manuais, os campos de preenchimento e todos os formulários da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física é uma tarefa árdua. Mesmo no modelo simplificado, o contribuinte precisará de paciência e de algum conhecimento técnico específico para compreender os termos tributários utilizados nas guias. Um contador está familiarizado com todos esses termos, e isso trará muito mais agilidade a todo o processo de elaboração de cada uma das fases da Declaração. Assim, se economiza tempo e se cumprem os prazos legais, essenciais principalmente para quem tem restituição a receber.

 

O que é mais vantajoso: declaração completa ou simplificada?

 

     Uma das principais dúvidas dos contribuintes é sobre qual a versão deve ser utilizada para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física: a completa ou a simplificada. Um contador será o profissional adequado para realizar essa análise e decidir pelo melhor formato, no entanto, algumas dicas são bem úteis.

●      Modelo completo – o modelo completo de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física é indicado para aqueles contribuintes que possuem muitas despesas a serem abatidas, como gastos com plano de saúde, educação e outras despesas com os dependentes. Neste caso, é fundamental ter todos os recibos correspondentes a esses gastos e também muito cuidado no preenchimento de todos os formulários.

●      Modelo simplificado – esse modelo é adequado a pessoas com poucos itens a serem abatidos ou descontados do valor final a ser pago. O mesmo vale para contribuintes sem dependentes, já que nesse modelo, todo o processo de Declaração é mais rápido e prático.

 

Quais pagamentos podem ser descontados no IR?

 

       Diversas despesas acumuladas ao longo do ano podem ser deduzidas do Imposto de Renda Pessoa Física. Dentre as principais estão as despesas com saúde, como consultas, tratamentos médicos e odontológicos, gastos com psicólogos e outras categorias previstas em lei.

        Na área de educação também podem ser descontados do IR gastos realizados com o ensino formal, desde a educação infantil até cursos de pós-graduação. Outros gastos como aparelhos ortopédicos, previdência privada e outros podem ser descontados também. Vale a pena consultar um contador para que todos os descontos possíveis sejam realizados de maneira correta.

        Vale lembrar que remédios não são dedutíveis, exceto se estiverem na mesma nota fiscal ou recibo emitido pelo médico ou dentista que o prescreveu.

 

Reforma de casa e o Imposto de Renda Pessoa Física

 

      Outra dúvida recorrente dos contribuintes é sobre a possibilidade de dedução de valores gastos com reformas e adequações de imóveis. Listamos aqui alguns itens que podem ser abatidos, e que farão com que o valor final do imóvel possa ser atualizado.

●      Pinturas e revestimentos

●      Substituição ou colocação de azulejos

●      Troca e manutenção de encanamentos

●      Manutenção de pisos e paredes

●      Gastos com mão de obra, como pintores, pedreiros, encanadores e eletricistas, desde que devidamente comprovados

      Também como nos casos de educação e saúde, os gastos com reforma de imóveis que podem ser abatidos da Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas devem ser consultados minuciosamente junto a um contador devidamente credenciado.

      Essa consulta trará maior tranquilidade ao contribuinte e também a certeza de que todas as deduções possíveis serão realizadas dentro do que prevê a legislação específica sobre a tributação brasileira.

 

Contate um contador de confiança.


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

SIGA-NOS!

LOCALIZAÇÃO

Rua Tarumã, 65 - São Jerônimo - CEP: 94.055-330 Gravataí/RS

Fone: (51) 9 9390-5252

Direitos Reservados a Borges Escritório Contábil® | 2025