Para isto entre no site https://gravatai.atende.net , e clique no menu Nota Fiscal Eletrônica
Veja imagem abaixo
Na próxima tela preencha com o seu CNPJ e sua senha
Para proceder com a emissão da NFS-e, é necessário acessar Fiscal Web » Nota Fiscal Eletrônica » Nota Fiscal » Emissão » Emitir NFS-e, esta rotina dispõe de um formulário de preenchimento que ao final será impressa a NFS-e conforme informações inseridas.
A rotina dispõe de cinco grids de preenchimento e três grids informativos, sendo alguns deles de preenchimento obrigatório, por exemplo, o grid “Serviços” que se faz necessário seu preenchimento para informações de tributação da NFS-e. A seguir é possível verificar a explicação de cada grid:
Dados do Contribuinte: Neste grid ficam dispostas as informações do contribuinte emissor de NFS-e, nele é apresentado o endereço, cadastro econômico, prazo de cancelamento da NFS-e e Total de ISS da Competência Atual.
Dados da Nota Fiscal: Este grid serve para informar os seguintes dados, série, tomador do serviço e observações.
Tributos Federais: Este grid serve para informar os valores dos tributos federais, caso preenchido seus valores ou percentuais corretamente nas configurações de cabeçalho, após o preenchimento dos serviços na emissão da NFS-e basta clicar no botão “Calcular Tributos Federais”.
Observações: Este grid serve para inserir informações referente a NFS-e, e serão dispostas no rodapé da mesma. Serviços: Este grid serve para informar os dados referentes à prestação do serviço como o item da lista, local da prestação, situação tributária, alíquota e dedução.
Valores da Nota Fiscal: Este grid serve para apresentação do valor das NFS-e baseado nos valores dos itens de serviços inclusos.
Informações Complementares: Este grid serve para manipular tabelas e textos adicionais a serem inclusos no corpo da NFS-e. NFS-e Geradas: Este grid serve para visualizar as NFS-e geradas durante a competência atual.
OPÇÕES DA FERRAMENTA
O Sistema IPM disponibiliza ações para facilitar a usabilidade do usuário, permitindo o prestador de serviço realizar ações como envio de e-mail de NFS-e, cancelamento e solicitação de cancelamento.
Envio de e-mail: Esta opção permite que o prestador de serviços possa enviar de forma manual suas notas, possibilitando os contatos serem salvos para que possam ser enviados ao mesmo em uma futura emissão. Obs: As notas já são enviadas automaticamente ao tomador de serviço no momento da emissão.
Cancelamento de NFS-e: Esta opção permite que o prestador de serviço possa cancelar sua NFS-e emitida de forma errônea, dentro dos prazos de cancelamento determinados pelo município. Podendo ser acessada em Nota Fiscal Eletrônica » Nota Fiscal » Cancelamento.
Ou em Nota Fiscal Eletrônica » Nota Fiscal » Gerenciamento de Notas » Detalhes das Emissões.
Solicitação de Cancelamento de NFS-e: Esta opção permite que o prestador de serviço possa cancelar sua NFS-e emitida de forma errônea, após o vencimento dos prazos de cancelamento determinados pelo município. Podendo ser acessado em Nota Fiscal Eletrônica » Nota Fiscal » Gerenciamento de Notas » Detalhes das Emissões.
Ou para acompanhar as suas solicitações acesse, Nota Fiscal Eletrônica » Autorização » Solicitação de Cancelamento de NFSe.
Quaisquer dúvidas ou sugestões deverão ser repassadas para o setor de Atendimento IPM no município de Gravataí - 3600-7358.
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
LOCALIZAÇÃO
Rua Tarumã, 65 - São Jerônimo - CEP: 94.055-330 Gravataí/RS
Fone: (51) 9 9390-5252
Direitos Reservados a Borges Escritório Contábil® | 2025